top of page

Ansiedade e Asma



Estudos associam a asma e emoções negativas, sendo a ansiedade e a depressão as principais. Asmáticos tendem a expressar emoções como angústia, ansiedade e distúrbios de ajustamento. Por exemplo, o pânico é duas a oito vezes mais comum entre os asmáticos.


Em um estudo feito pela Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina - UNIFESP/EPM, "...53% dos pacientes avaliados tinham ansiedade, depressão ou o binômio ansiedade/depressão. Isso está de acordo com os achados de vários estudos que mostram que a prevalência de ansiedade e transtornos depressivos é elevada entre pacientes asmáticos".


A psicanálise ajuda a evitar o desenvolvimento de distúrbios relacionados a ansiedade, melhorando a vida de quem se dispõe ao acompanhamento.


Iniciativas como o coletivo 'Psicanálise na Praça Roosevelt' (Facebook: https://www.facebook.com/PsicanaliseNaPracaRoosevelt/) atendem de graça quem deseja cuidar da saúde:


"A clínica psicanalítica nos convida a uma experiência com o inconsciente que se assenta na direção de uma subversão. Portanto, traz em sua orientação ética, clínica e política uma posição frente às relações de dominação e alienação: eis algo da noção de travessia que uma psicanálise permite percorrer via transferência. Nesse sentido, o coletivo está, como outras experiências de psicanálise em espaços públicos, comprometida com as desigualdades que produzem segregação, não apenas do acesso a uma experiência psicanalítica e sua extensão, mas que também geram sofrimento".


Os atendimentos são feitos por ordem de chegada na praça todos os Sábados, das 11:00 às 15:00h.

130 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page