top of page

1º de Maio



Hoje é o 20º aniversário do Dia Mundial da Asma, uma data celebrada toda 1ª Terça-feira de Maio para aumentar a visibilidade sobre a doença. O Dia Mundial da Asma é organizado pela Iniciativa Global Contra a Asma (GINA), uma organização sem fins lucrativos fundada em 1993 e colaboradora da Organização Mundial da Saúde.

No Brasil a GINA tem sua representante, a GINA no Brasil, composta por uma legião de voluntári@s e experts. No site dá pra encontrar informações preciosas, como a importância dos espaçadores artesanais e os efeitos negativos da asma na economia.


Hoje também é o dia do Trabalho, e o agradecimento especial fica para tod@s @s profissionais socorristas. Constatamos que um dos maiores obstáculos em seu trabalho é, por muitas vezes, @ própri@ paciente.


A foto acima foi tirada enquanto íamos ao encontro de um paciente em crise de DPOC. Chegando ao local, o paciente já estava sentado e sem condições de ficar em pé. Durante a conversa ele relatou que mantinha o hábito de fumar, apesar da DPOC. Ele foi levado à unidade de pronto atendimento mais próxima e sua condição foi estabilizada. Recebeu alta em seguida.


O paciente continuou fumando.


Uma semana depois o SAMU foi novamente solicitado para o mesmo caso. Dessa vez ele teve uma parada respiratória. Foram cerca de 7 profissionais para reanimá-lo. Segue internado.


Traçando um paralelo com a asma: Não tomar os cuidados necessários para se evitar uma crise é falta de responsabilidade, não somente para com nós mesmos, mas para com a sociedade.


Visite @ médic@ regularmente, converse sobre a eficácia e a eficiência de seu tratamento, e o siga à risca.


41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page