top of page

Intervenção Educativa Afilaxy PUC Perdizes

Atualizado: 2 de mai. de 2019

A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) foi fundada no ano de 1946, a partir da união de duas outras faculdades: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bento (fundada em 1908) e da Faculdade Paulista de Direito.


Durante a época da Ditadura Militar, vários estudantes e professores da PUC-SP participaram de várias manifestações contra o regime, e o então Grão-Chanceler, Dom Paulo Evaristo Arns, admitiu professores de universidades públicas que tinham sido cassados pela Ditadura.


O campus sede foi local da 29ª reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), até então proibida. Pouco tempo depois, em 22 de setembro de 1977, a instituição foi local da reunião de retomada da UNE - União Nacional dos Estudantes, outrora fechada pelo regime militar.


Nesta mesma reunião com estudantes de diversas universidades brasileiras, como a Universidade de São Paulo (USP), Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a Universidade Presbiteriana Mackenzie, a PUC-SP foi invadida por tropas militares comandadas pelo Secretário de Segurança Pública, Coronel Erasmo Dias, onde centenas de estudantes foram presos. O episódio ficou conhecido como "a invasão da PUC", como descrito pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) no Jornal Folha de São Paulo. Na manhã seguinte ao fato, o então Cardeal-Arcebispo e Grão-Chanceler da PUC-SP, Dom Paulo Evaristo Arns, ao saber do ocorrido e voltando com urgência de Roma, manifestou a frase mais marcante do período:


"Na PUC só se entra prestando exame vestibular, e só se entra na PUC para ajudar o povo, não para destruir as coisas."


Dito disso, entramos na PUC.


Entrada do Centro Acadêmico de Ciências Sociais

O Centro Acadêmico de Ciências Sociais (CACS - https://www.facebook.com/cacspuc/) e o Centro Acadêmico Leão Xlll (https://www.facebook.com/caleaoxlil.leao/), na região da 'prainha', abrigam a intervenção Afilaxy. O nebulímetro com o medicamento beta-agonista de curta duração será disponibilizado em caso de emergência.


O medicamento deve ser acionado uma vez a cada inspiração, segurando o ar por 10 segundos entre cada uso. O número recomendado de utilizações é de 3 vezes.


O uso correto da 'bombinha de asma' é a distância de 2 dedos da boca, evitando o contato com os lábios.


Caso sinta que a crise não tenha sido aliviada após 3 ou 4 utilizações, encaminhe-se IMEDIATAMENTE para o ambulatório localizado no 'prédio velho'. Não se esqueça de levar o nebulímetro consigo, utilizando-o sempre que necessário.



PUC-SP Campus Monte Alegre

Endereço: R. Monte Alegre, 984 - Perdizes, São Paulo - SP


Centro Acadêmico de Ciências Sociais

Local - 'Prainha'

De seg a sex, das 11:00h às 23:00h.


Centro Acadêmico Leão XIII

Local - 'Prainha'

De seg a sex, das 08:00h - 14:00h e das 16:00h - 22:00h.

Obs: Como se tratam de Centros Acadêmicos os horários podem variar.


Cadastre-se, compartilhe o link da página e siga-nos nas redes caso se identifique com a proposta. Dessa forma você apóia a iniciativa!

58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page