Remédios sem custo pelo SUS

Atualizado: Mai 14



Eu não sabia que, além do Sulfato de Salbutamol (remédio de 'resgate'), era possível retirar sem custos o remédio de tratamento para a Asma no Sistema Único de Saúde.


Ultimamente muito se tem conversado a respeito de vacinação, o que me fez correr atrás de um comprovante/diagnóstico de Asma pelas chances da enfermidade ser considerada 'grupo de risco'. Fui ao posto de saúde mais perto de casa e lá a orientação foi marcar uma consulta de rotina para falar dos meus sintomas, sobre os medicamentos que já utilizei e a eficácia que senti dos tratamentos que fiz.


Apresentei meu cartão do SUS pelo aplicativo (havia perdido o físico, da foto) e me disseram que eu precisaria atualizar alguns dados e fazer o cartão convencional. Por sorte estava com meus documentos e comprovante de residência.


Fiquei frustrado quando soube que a consulta havia sido marcada para dali 2 meses, mas depois de duas semanas recebi a ligação do posto dizendo que a data foi antecipada para o dia seguinte.


Separei embalagens de medicamentos que sobraram e receitas de mais de 18 meses atrás para apresentar à médica que me atendeu; isso foi crucial para que acreditasse em mim e me receitasse o Fumarato de Formeterol com Budesonida, comercializado a R$90,00 em média.


Existem descontos concedidos quando seu CPF é registrado, e só Deus sabe o que fazem com nossos dados, a LGPD tá aí. A propósito, fica a dica: não tire foto da sua carteira de vacinação por ela poder apresentar dados suficientes à realização de ilícitos, assim como nome e número do conselho de enfermagem da pessoa que aplicou a vacina, te deixando sujeit@ a uma ação judicial por parte d@ profissional de saúde (de acordo com o Dr. Franco Martins).


Orientação pelo Instagram da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.

Dois dos três medicamentos que me foram receitados estavam em falta na farmácia do posto de saúde. Entretanto consegui a 'bombinha de Salbutamol' pelo programa Farmácia Popular (também do SUS) em uma rede de drogarias ali perto; 'bombinha' essa que me ajudou a aguentar o tempo necessário até que o remédio de tratamento -fumarato de formeterol- estivesse disponível para retirada sem custo (tive sucesso em retirá-lo na 2ª vez em que retornei).


No grupo do Afilaxy no Whatsapp pessoas mencionaram não ter acesso ao Fumarato de Formeterol com Budesonida em algumas cidades do Brasil. É importante dizer que existem outras formulações que podem substitui-lo, e você deve conversar com @ médic@ responsável sobre qual medicamento se encontra à disposição em seu território para o tratamento sem custo.


A Associação Brasileira de Asmáticos (ABRA) promove a campanha #AtualizaAsma, pressionando o Ministério da Saúde, o CONITEC e o Congresso Nacional a atualizarem o PCDT (Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas) da Asma, aumentando as opções de remédios sem custo nos SUS. Esse protocolo não é atualizado há 8 anos.


Para apoiar a campanha clique na imagem #AtualizaAsma e preencha o abaixo-assinado:


Pedimos que compartilhe nosso tabalho com suas redes, apoiando assim na promoção da saúde de quem tem Asma.


Um ótimo dia das mães, avós e tias, que geralmente são as primeiras pessoas a se preocuparem com a nossa Asma.


______________________________________


O aplicativo Afilaxy identifica a pessoa mais perto com uma 'bombinha' de Asma em casos emergenciais. Clique abaixo para fazer o download:



360 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo